Na sexta-feira (11/8), ideia e soluções para os desafios ambientais foram alguns temas tratados entre representantes das prefeituras de Contagem e Mateus Leme, em encontro que aconteceu na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
De acordo com os membros da cidade vizinha, um dos problemas crescentes tem sido o constante abandono de animais, algo que se agravou na cidade durante a pandemia. Com a área rural ocupando a maioria das terras em Mateus Leme, a questão, que é um crime, tornou-se uma das maiores demandas.
A visita à Semad permitiu que as equipes explorassem estratégias para enfrentar este e outros desafios. Em Contagem, por exemplo, já estão sendo realizadas algumas experiências, como a criação da Superintendência de Defesa Animal e a continuação das fiscalizações ambientais - reconhecida pelos municípios vizinhos como referência no combate aos maus-tratos. Além disso, também foi realizada a implantação do Conselho Municipal do Bem-Estar dos Animais (Combea), a evolução e melhoria do curral, assim como iniciativas de adoção responsável, com parcerias com organizações de proteção animal.
Conforme o superintendente de Fiscalização Ambiental, Eric Machado, a troca de experiências entre municípios é muito importante, pois várias cidades enfrentam problemas parecidos e, em se tratando de meio ambiente, é possível que as cidades trabalhem juntas para garantir a preservação.
“Tanto os aspectos positivos, quanto os negativos não possuem divisas municipais. Estar integrado e mais próximo é fundamental para conseguirmos alinhar estratégias e ações que serão benéficas a todos. Quando os municípios nos procuram para termos essa troca, buscando uma evolução naquilo que tange as soluções nas perspectivas ambientais, isso mostra que estamos no caminho certo”, explicou.
A assessora da Defesa Civil de Mateus Leme, Edilaene Campos Ferreira, afirmou que o município de Mateus Leme possui grande interesse em aplicar as informações aprendidas durante a visita em sua própria abordagem de gestão ambiental.
De acordo com ela, Contagem vem desenvolvendo um trabalho contínuo ao longo dos anos e que o conhecimento obtido durante a visita será valioso. Ela ressaltou que soluções apresentadas por Contagem quanto à segurança animal, flora e fauna serão adaptadas em várias situações da cidade.
“Sem dúvida, quando algo dá certo, é muito benéfico. Estamos ansiosos para somar a essas experiências e aprender mais. Pretendemos voltar mais vezes e assim agregar mais experiências. É uma troca valiosa que exemplifica a importância da cooperação intermunicipal na busca por soluções inovadoras e colaborativas para problemas complexos”, finalizou.